quarta-feira, 18 de maio de 2016

18 DE MAIO - DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS

Celebra-se hoje o Dia Internacional dos Museus. A data foi proposta pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO) e celebra-se desde 18 de Maio de 1977.

Todos os anos é proposto um tema e este ano o tema é “Museus e Paisagens Culturais”. Visa promover a ideia de museu enquanto centro territorial de uma protecção activa da paisagem cultural. Essa função pode ser exercida em diferentes níveis, nomeadamente através da sensibilização das comunidades para o papel interventivo que podem desempenhar na conservação e valorização deste universo patrimonial tão vulnerável, e contribuir para minimizar a sua degradação ou até mesmo o seu aniquilamento.

79 Museus, Monumentos e Palácios de cerca de 44 concelhos de todo o país, participam este ano com centenas actividades muito diversificadas, proporcionando experiências atractivas e fora da oferta habitual por permitir ao público vivenciar os espaços numa perspectiva diferente, participando em actividades propositadamente organizadas para esse ambiente e horários específicos.

A Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério Francês da Cultura e da Comunicação, irá decorrer a 21 de maio, e os museus portugueses irão associar-se, uma vez mais, a estas celebrações.

O Município de Oliveira do Hospital celebra a efeméride no Museu Municipal Dr. António Simões Saraiva.

Durante a tarde haverá a apresentação da peça de teatro "Bobadela: Lenda da Água que Beba Dela" pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. Para além disso, o Museu acolhe exposições temáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário